Entre as décadas de 1970 e 1980, a cidade de Campos do Jordão, estado de São Paulo, despontava como um promissor centro de criação de cavalos.

Vários haras se instalaram na cidade e a atividade tinha como alguns de seus atores o Haras Serra Azul, importante criatório de cavalos árabes de propriedade do Sr. Luciano Chuahy e o jovem Engenheiro Agrônomo Walter Vasconcellos, recém formado e especializado na cultura de alfafa. Naquela época o agrônomo chegou a coordenar os cultivos no Haras Serra Azul, como um dos primeiros trabalhos em sua carreira. Muitos acontecimentos, contudo, fizeram com que seus caminhos se afastassem.

Em setembro de 1988, no dia seguinte ao sepultamento de seu pai, o Tabelião Walter Barros Vasconcellos, o agrônomo iniciou uma nova e duradoura fase de sua vida profissional ao aceitar uma oferta para implantar jardins projetados pela paisagista Kátia Almeida. Ali, em pouco mais de um ano, Walter descobriu o enorme fascínio exercido pelas plantas e flores na vida das pessoas.
Formado com o sonho de administrar fazendas, sua própria vida havia sido totalmente modificada de forma irreversível pelas plantas, flores e jardins.

Depois de muitos anos dedicados a praticamente todas as atividades ligadas ao paisagismo e a jardinagem, no ano de 1993, após sofrer duros reveses profissionais, Walter decidiu dedicar-se ao trabalho de consultoria em paisagismo e jardinagem, com foco nas cura dos jardins e das plantas.
Nascia o Doutor Garden.

Nos anos que se seguiram, com a conquista de uma vasta clientela, Walter pode aprimorar seu trabalho de curar jardins, e também  de tratar  das pessoas, através dos seus jardins.
Foram anos de muitas conquistas, mas principalmente da conquista de grandes clientes, que também se tornaram grandes amigos.
Nesta época o sonho de criar um parque já tentava germinar, assunto abordado em várias conversas entabuladas entre Walter e seus clientes / amigos, dentre os quais Stephane Malik, Roberto Moritz e o casal Carolla e Affonso Aquino.

No final da década de 1990, o Doutor Garden já conquistara respeito e prestígio junto aos proprietários de imóveis em Campos do Jordão, cuidando de muitos dos maiores e mais importantes jardins particulares da cidade, além de estender seu talento para outras propriedades de seus clientes em diversas cidades do Brasil.

Apesar do sucesso profissional, o Doutor Garden sentia que ainda faltava algo. Parecia-lhe demasiado injusto conviver com jardins tão belos que sempre proporcionavam espetáculos indescritíveis, mas eram vistos por tão poucos olhos. Nem mesmo os proprietários dos jardins tinham a oportunidade de desfrutar na plenitude de suas propriedades, pois uma florada podia ocorrer em plena segunda-feira e no sábado seguinte nada mais restava. Nessa preocupação a semente do jardim aberto ao público iniciava sua brotação.

Em junho do ano de 2006 os caminhos do agrônomo e do Haras Serra Azul voltaram a se cruzar. Após umas poucas conversas entre Walter e o Sr. Luciano foram acertados detalhes para que a propriedade fosse alugada para a montagem de um parque de jardins. A inclusão de parte da área pertencente à SEA , presidida pela Irmã Lucia Zanin foi ato contínuo, totalizando os cerca de 60.000m² de área ocupada pelo parque amantikir.
A semente havia germinado e começava a lançar raízes.

Ainda em 2006, a idéia ganhou força com os aportes financeiros realizados por três dos principais clientes e amigos do Doutor Garden: Eduardo Steiner, (alto executivo financeiro de grandes agências de publicidade); Jayme Blay, (acionista da Companhia Porto Seguro de Seguros Gerais) e Roberto Baumgart, (proprietário do Grupo Center Norte e das Indústrias Otto Baumgart).

O parque começava a crescer sob as bênçãos do sol e o carinho da chuva.

Inaugurado no dia 25 de agosto de 2007, apenas oito meses após o inicio efetivo das obras, nascia o amantikir, tendo como padrinhos de batismo o proeminente Diretor de Arte, Milton Mastrocessario e o Prefeito de Campos do Jordão, a cidade “Jardim do Brasil”,  o Dr. João Paulo Ismael.

Em pouco mais de um ano de funcionamento, o amantikir recebeu milhares de visitantes que puderam apreciar os 35.000m² de jardins da Fase I.

Atualmente (2013) o parque conta com a participação de apenas 2 sócios: Roberto Baumgart e o Doutor Garden.