10 ações sustentáveis adotadas pelo Parque Amantikir e que talvez você queira conhecer

  • 0 Comments
  • 06 abril 2016

O Parque Amantikir  recebe muitos visitantes durante todo o ano, mas são poucas as pessoas que conhecem as ações sustentáveis que adotamos tanto na composição paisagística, quanto na economia de recursos naturais.

Conheça algumas delas:

  1. Toda a água de chuva dos telhados é captada em uma rede de tubos e distribuída pelos lagos (podemos escolher para qual lago destinar a água).
  2. Todos os papéis-toalha recolhidos dos banheiros são usados como base celulósica para nossa compostagem que aduba as árvores do Jardim Outonal.
  3. Todo o lixo orgânico produzido pelo Café, Restaurante e resíduos de jardim são usados como base nitrogenada de nossa compostagem que aduba as árvores.
  4. Todas as embalagens descartadas nas lixeiras do parque são utilizadas como recipientes para semeadura e desenvolvimento de mudas.
  5. As latas de alumínio são separadas e destinadas a APAE
  6. As garrafas pet são separadas e estocadas com tampa, para uso em sistemas de preenchimento de vasos e aterros ecológicos drenantes.
  7. Os ramos e galhos finos, além das garras de araucárias, caídos das árvores são enfileirados em sistema de MEDAS, compondo paisagísticamente o conjunto do parque.
  8. Troncos de árvores caídas naturalmente também são cortados em toretes e enfileirados (empilhados) para compor o paisagismo.
  9. Toda a grama cortada, além de talos dos capins de maior porte que são triturados, são utilizados como cobertura morta (palha) para o recobrimento do solo em fase de preparação, para protegê-lo dos raios ultravioleta do sol (que mata as bactérias e esteriliza o solo).
  10. Muitas árvores mortas (por queda de raios ou doenças) são mantidas em pé para servirem de “observatório” de aves, que graças a ausência de folhas, podem observar todo o jardim e assim localizar insetos que estejam em grande população. As aves se alimentam desses insetos, mantendo o equilíbrio ecológico, tornando desnecessário o uso de defensivos pelo parque.

Leave a Comment